Parceria entre Prefeitura e Cohab MG promove acesso à casa própria
Parceria entre Prefeitura e Cohab Minas promove acesso à casa própria
Publicado em 27/02/2018 15:16
O prefeito Edson e o presidente da Cohab Minas, Alessandro Marques formalizam a intenção de parceria
A Prefeitura de Ubá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Divisão de Habitação, recebeu na manhã de segunda-feira, 26, o presidente da Companhia de Habitação (Cohab) de Minas Gerais, Alessandro Marques, para a assinatura do Protocolo de Cooperação Mútua e Parceria para a construção de unidades habitacionais no município.
A assinatura do protocolo de intenção sinaliza uma importante realização entre a Companhia de Habitação e a Prefeitura e confirma o compromisso de governo da atual administração de promover o acesso à moradia aos ubaenses e de valorização dos servidores públicos, que serão o foco da primeira etapa desta parceria. No entanto, o objetivo é que outros setores da população sejam alcançados com a iniciativa em futuras ações.
Presidida pelo prefeito Edson Teixeira Filho, a solenidade de assinatura do Protocolo de Cooperação Mútua e Parceria foi acompanhada por servidores públicos, secretários e autoridades municipais, gerentes, representantes de órgãos da sociedade civil e a imprensa
Para o secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Monteze, esse foi o primeiro e talvez o mais importante passo para a concretização dessa meta do plano de governo. Secretário de Cultura e de Governo, Vinícius Samôr, destacou que pela primeira vez um projeto habitacional voltado ao servidor público foi colocado na pauta da administração municipal. Segundo o prefeito Edson, não se trata de privilegiar os servidores, mas dar a eles as mesmas oportunidades que outros cidadãos têm tido.
As áreas disponibilizadas pela Prefeitura para as construções começam a ser vistoriadas pela equipe de engenharia da Cohab esta semana e devido à possibilidade de serem aprovadas ou não, a localização delas não foi divulgada. O tipo de construção, ou seja, casas ou apartamentos – e, neste caso, o número de unidades por prédio - será definido de acordo com o espaço disponível na área aprovada.
Segundo o prefeito Edson, a Prefeitura tem limitações com relação aos locais a serem disponibilizados, que serão estudadas e sanadas. “O que estamos tentando viabilizar são terrenos próprios da Prefeitura que serão colocados à disposição da Cohab para que haja redução no valor final da prestação para o mutuário. Temos três locais predefinidos em bairros da periferia, que são áreas maiores, que permitem construção de casas, e temos três ou quatro áreas que vamos colocar à disposição da engenharia da Cohab para a construção de prédios menores. Se for necessário, faremos a aquisição de algum terreno”, declarou.

O presidente da Cohab explicou andamento do processo para a construção de unidades habitacionais
Na solenidade, o presidente da Cohab Minas explicou o papel da empresa na realização dos empreendimentos. “A Cohab elabora o projeto para a construção das unidades e encaminha à Caixa Econômica Federal, para que seja enquadrado no Programa Minha Casa Minha Vida. Depois de aprovado, a Cohab atua como fomentadora na realização do empreendimento, cabendo a ela, entre outros trâmites, inspecionar e aprovar os terrenos apresentados pelo município”, afirmou.
Durante o evento, também foi feita a assinatura do termo de autorização para doação do terreno e cessão do uso do imóvel da Escola Estadual Padre Joãozinho da Cohab Minas para a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.
Também estiveram presentes no evento, realizado na Sala Chiquinha Dias Paes, no Fórum Cultural, o gerente da Divisão de Habitação, Daniel Vieira de Souza; o presidente do Conselho Municipal de Habitação, Cláudio Cézar Alves; o diretor da Superintendência Regional de Ensino, Samuel Gazolla Lima e o Sr. Marcos Roberto, representando o deputado estadual Dirceu dos Santos Ribeiro, além de demais secretários e autoridades municipais, gerentes, representantes de órgãos da sociedade civil, servidores públicos municipais e a imprensa.
por Assessoria de Comunicação da PMU