Ubá tem 4 projetos aprovados no Novo PAC
Ubá tem 4 projetos aprovados no Novo PAC
Publicado em 14/03/2024 17:17 - Atualizado em 14/03/2024 17:23
Quatro, dos 13 projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Ubá para serem submetidos ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), foram aprovados. A divulgação foi realizada pelo Governo Federal, no dia 07 de março.
A definição dos projetos enviados levou em consideração as demandas enfrentadas pelo município, além da correlação com algum dos nove eixos de investimento estabelecidos pelo Novo PAC.
“Nosso compromisso é fazer tudo que for possível para que Ubá avance e se fortaleça. E para isso não medimos esforços. Meus sinceros agradecimentos aos técnicos e servidores do município que trabalharam em prol dessa conquista!”, comemora o prefeito Edson Teixeira Filho.
Confira as obras que serão garantidas pelo Novo PAC.
Duas Unidades Básicas de Saúde (UBS)
Duas novas Unidades Básicas de Saúde tipo III serão construídas em Ubá. O investimento aumentará a oferta de serviços de Atenção Primária à Saúde e a cobertura da Estratégia Saúde da Família, beneficiando a população com maior acesso a consultas médicas, exames, radiografias e outros procedimentos. A construção destes equipamentos de saúde também irá melhorar o acolhimento aos usuários e dará condições de trabalho mais adequadas aos profissionais de saúde, além de representar uma considerável economia aos cofres públicos, já que nos novos prédios serão alocadas UBS’s que, atualmente, funcionam em imóveis alugados.
Escolas de Educação Infantil
Uma das novas escolas de Educação Infantil anunciadas pelo Novo PAC terá como endereço a cidade de Ubá. A construção dessa escola ampliará a oferta de vagas para crianças de 0 a 5 anos no município.
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
A construção de um novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) também foi um dos projetos aprovados pelo Novo PAC. Trata-se de um espaço onde são oferecidos serviços de assistência à saúde mental, a partir de abordagem humanizada e inclusiva no tratamento. Vale destacar que o projeto apresentado pelo município de Ubá foi para a construção de um CAPSi, versão do equipamento voltado para público infantojuvenil. Esse será o terceiro CAPS em funcionamento na cidade, sendo um o CAPS II Guida Sollero, que atende prioritariamente pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente de problemas mentais graves e persistentes, e o outro CAPS AD III, destinado ao atendimento de transtornos psíquicos decorrentes de álcool e outras drogas.
Investimento recorrente
Uma característica das propostas apresentadas pela Prefeitura ao Novo PAC é que o município já tem realizado esforços de investimento nessas áreas que serão beneficiadas. Um exemplo é a construção de três escolas que estão em andamento em Ubá, sendo uma delas as obras do Centro Educacional que englobará a sede do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) Maria Apparecida Condé e da Escola Municipal Irmã Ana Maria Teixeira Costa.
No que diz respeito às UBS, nos últimos anos outras duas unidades de saúde foram inauguradas em Ubá: UBS Agroceres/Bom Pastor e São Domingos. Além disso, em fevereiro deste ano, foi assinada a ordem de início das obras de reforma das UBS Santa Bernadete, Santa Edwiges, Pires da Luz e Cohab. Dentre as melhorias destacam-se a execução de redes de drenagem pluvial e de calçamento em bloquetes na área externa das Unidades; a reestruturação das instalações elétricas e hidrossanitárias; a correção de telhados e calhas; a substituição de portas e janelas danificadas e a renovação da pintura interna e externa.
por Assessora de Comunicação da PMU